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ToggleVeja 5 vantagens da automação de WhatsApp para seu negócio
Descubra o que é, qual o custo e os benefícios de realizar a automação de WhatsApp em sua empresa. Saiba como, o que considerar e fazer, de maneira fácil e eficaz!
A automação de WhatsApp é o principal passo para transformar a plataforma em uma ferramenta de negócios, com potencial para alavancar os seus resultados.
Isso porque estamos falando de um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo, pois permite que várias pessoas se comuniquem de maneira fácil, rápida e segura, seja por texto, áudio, vídeo ou chamada.
Neste artigo, iremos explicar como o processo para automatizar funciona, seus benefícios e custos para sua empresa.
Portanto, continue conosco e tire suas dúvidas!
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O que é automação de WhatsApp?
Automatizar o seu WhatsApp está ligado ao processo de utilizar um software, ou plataforma para realizar o envio ou receber mensagens automáticas da plataforma, sem intervenção humana.
Isso significa que você tem a possibilidade de fazer a programação de respostas pré-definidas, para perguntas frequentes de seus clientes, por exemplo.
Além disso, é capaz de enviar lembretes, confirmações, promoções, pesquisas e muito mais.
Dessa forma, a automação de WhatsApp pode ser feita de duas maneiras: usando a API oficial da plataforma — no modo business — ou utilizando alternativas que se conectam no modo web.
Mas, afinal, qual o custo para automatizar o WhatsApp?
O custo para automação do WhatsApp vai depender da solução escolhida por você, assim como o volume de mensagens que pretende enviar e/ou receber.
Por exemplo, se optar pela API oficial da plataforma, será necessário contratar um provedor de serviços autorizado pelo WhatsApp, que irá cobrar uma taxa mensal e por envio de mensagem.
Essas taxas podem variar conforme o país, tipo de mensagem e o tempo de resposta.
Por outro lado, através de soluções conectadas ao WhatsApp Web, não será preciso pagar nenhuma taxa à plataforma. No entanto, é necessário pagar pelo software utilizado.
Isso irá variar de acordo com provedor e recursos oferecidos.
Veja 5 benefícios da automação do WhatsApp para sua empresa
Automatizar o seu WhatsApp pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio.
Você sabia disso?
Para ficar por dentro de todas as vantagens oferecidas pela plataforma, separamos cinco delas. Veja!
1. Melhorar o seu atendimento ao cliente
A automação do WhatsApp oferece um atendimento mais eficiente, rápido e personalizado junto aos seus clientes. Isso reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação.
Você também pode utilizar a plataforma para enviar notificações importantes, como confirmações de pedidos, status de entrega, cobranças e lembretes.
2. Aumentar suas vendas
Além de melhorar o atendimento ao cliente, ao automatizar o WhatsApp, você poderá aproveitar o potencial que o aplicativo possui para gerar leads, qualificar prospectos e enviar ofertas.
Dessa forma, é possível fechar negócios e fidelizar clientes.
Outro ponto que a plataforma permite, é a criação de um catálogo de produtos ou serviços, que irá facilitar a compra dos seus clientes.
3. Economizar tempo e otimizar recursos
Reduza os custos operacionais da sua empresa e otimize o trabalho da sua equipe, com a automação de WhatsApp. Isso elimina tarefas repetitivas e manuais.
Você também pode integrar o WhatsApp com outros sistemas da sua empresa, como CRM, ERP, e-commerce e redes sociais, automatizando seus fluxos de dados e informações.
4. Aumentar o alcance
A automação do WhatsApp permite a expansão da presença digital e potencializa o seu alcance, atingindo um público maior e mais diversificado.
Também é possível criar grupos ou listas de transmissão, segmentando seus contatos conforme interesses ou perfis.
5. Fortalecer sua marca
Ao automatizar a plataforma, torna-se possível criar uma relação humanizada e mais próxima com seus clientes.
Isso transmite mais credibilidade e confiança.
Você também poderá utilizar o WhatsApp para a divulgação da sua história, bem como seus valores e diferenciais.
O que considerar e como obter a automação de WhatsApp?
São várias as vantagens que a automação da plataforma pode proporcionar para o seu negócio. Não é mesmo?
No entanto, antes mesmo de aproveitar os benefícios, é preciso saber o que deve ser considerado e como realizar esse processo, de maneira correta.
Por isso, apresentamos abaixo alguns aspectos fundamentais. Confira!
Objetivo da automação
Primeiramente, antes de automatizar o seu WhatsApp, será preciso definir o propósito e metas a serem alcançadas, seja para melhoria do atendimento, aumento de vendas, economia de tempo, ou outro fator.
Isso irá te ajudar a escolher a solução mais adequada e criar estratégias ou scripts mais eficazes.
Soluções oferecidas pela automação
Como vimos anteriormente, existem duas formas de realizar a automação da plataforma:
- API oficial do WhatsApp Business;
- Soluções alternativas que se conectam ao WhatsAppWeb.
Cada maneira possui suas vantagens e desvantagens, o que precisará ser avaliado para entender qual melhor se encaixa em seu caso.
A API oficial da ferramenta fornece segurança, estabilidade e funcionalidades, mas conta com maior burocracia, custo e tempo para sua implementação.
Por outro lado, os outros recursos podem oferecer maior agilidade, flexibilidade e facilidade — essa opção pode apresentar maiores instabilidades, limitações e riscos.
Plataforma a ser utilizada
Após fazer a escolha da automação mais adequada para seu negócio, será preciso definir em que plataforma será utilizado o WhatsApp.
É importante destacar que existem várias opções disponíveis no mercado, onde cada uma possui seus recursos, preços e suportes.
Por isso, você deve comparar as alternativas e verificar qual atende melhor suas expectativas e necessidades.
Conteúdo a ser automatizado
Por fim, você precisa criar o conteúdo a ser automatizado no WhatsApp.
Isso envolve a definição de cenários, perguntas, respostas, mensagens e gatilhos que compõem seu fluxo de conversa.
Dessa forma, será necessário planejar seu conteúdo de maneira clara, objetiva e relevante, seguindo as boas práticas de comunicação e regras da plataforma.
Também é preciso testar todo o conteúdo antes de colocá-lo em prática, verificando se funciona corretamente e atinge seus objetivos.
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