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Chatbot: o que é, como funciona, benefícios e cases [Guia Completo]

Conheça tudo sobre o chatbot – confira o guia completo agora!

Conheça o Chatbot e confira o nosso guia para ter sucesso na utilização dessa ferramenta em seu negócio 

Desde a década de 60, com o surgimento da inteligência artificial, que os chatbots vêm sendo desenvolvidos. Apesar de ainda não serem tão populares quanto os assistentes virtuais, como o Google Now e o Siri, os chatbots já estão presentes em diversos sites e aplicativos, inclusive no Brasil. 

Os chatbots tem uma importante função para as empresas nos dias atuais no o atendimento ao cliente, mas ainda existem algumas dúvidas sobre essas ferramentas. 

Se você tem um negócio e utiliza o WhatsApp no atendimento ao seu cliente, neste artigo você terá acesso a um guia completo sobre chabot. Aprenda o que é e sua importância para utilizar no aprimoramento do seu atendimento ao cliente.

Neste guia completo sobre chatbots você irá aprender: 

– O que é um chatbot; 

– Como funciona um chatbot; 

– Quais são os principais benefícios de se ter um chatbot; 

– Cases de sucesso de empresas que utilizam chatbots.

Vamos lá?

Veja também mais alguns artigos para quem utiliza o whatsapp como meio de atendimento ao cliente.

O que é chatbot?

Um chatbot é um programa de computador que simula uma conversa com um ser humano, através de meios de comunicação, como o texto ou a voz. 

Os chatbots são cada vez mais utilizados pelas empresas para automatizar tarefas repetitivas, como atendimento ao cliente e processamento de pedidos. Eles são alimentados por regras pré-definidas pelo desenvolvedor e, à medida que o diálogo avança, vão aprendendo novas formas de se comunicar com o usuário. 

Com a popularização dos assistentes virtuais, muitas pessoas têm se perguntado: afinal, qual é a diferença entre um chatbot e um assistente virtual? A principal diferença é que os chatbots são especialistas em uma única tarefa, enquanto os assistentes virtuais são generalistas. Ou seja: um chatbot pode ser programado para responder apenas dúvidas sobre um produto específico, por exemplo; já um assistente virtual pode ser programado para realizar diversas tarefas, desde fazer uma busca na internet até agendar uma reunião. 

Como funciona o chatbot?

O chatbot pode ser configurado para responder a perguntas e realizar ações específicas quando solicitado. Ele pode ser implantado em diversos canais de comunicação, como sites, aplicativos, redes sociais.

Os chatbots são alimentados por regras pré-determinadas ou por inteligência artificial (IA). Quando alimentados por regras, os chatbots seguem um conjunto de instruções pré-programadas para responder às perguntas do usuário. Eles aprendem com o usuário, interpretam o contexto da conversa e fornecem respostas personalizadas.

Quais os benefícios de utilizar o chatbot?

A utilização dos chatbots garante uma série de benefícios para os usuários, se você, empreendedor que utiliza o Whatsapp para atendimento implementar o chatbot você poderá ter benefícios como por exemplo:

Confira 5 cases de sucesso para utilizar o chatbot em sua empresa

Conheça 6 empresas que utilizam o chatbot e suas melhores práticas com a utilização dessa ferramenta.

 1. Viva Decora

A loja de móveis e decoração, utilizou o chatbot para aumentar as vendas em seu e-commerce. O chatbot foi programado para entender o que o cliente procurava e direcioná-lo para o produto certo. Com isso, a Viva Decora teve um aumento de 30% nas vendas.

 2. Marriott International 

A rede hoteleira usou o chatbot para melhorar a experiência do hóspede. O chatbot foi capaz de responder a perguntas sobre o hotel, como onde ficavam os quartos, qual era o cardápio do restaurante e quais eram as atrações turísticas da cidade. Além disso, o chatbot também ofereceu sugestões de hospedagem para os hóspedes que buscavam uma experiência mais personalizada.

 3. Natura

Uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, usou o chatbot para criar uma experiência mais personalizada para seus clientes. O chatbot foi programado para entender as preferências dos clientes e recomendar produtos de acordo com seus gostos pessoais. Com isso, a Natura conseguiu aumentar as vendas em seu e-commerce em 30%.

 4. Americanas

A Lojas Americanas, uma das maiores redes varejistas do Brasil, usou o chatbot para melhorar a experiência do cliente no site da loja. O chatbot foi capaz de responder às dúvidas dos clientes sobre os produtos disponíveis na loja e oferecer sugestões de compras de acordo com os gostos pessoais dos clientes. Com isso, a Lojas Americanas teve um aumento de 20% nas vendas online.

 5. Dr consulta

A clínica Dr consulta usou o chatbot para melhorar a comunicação com seus pacientes. O chatbot foi programado para enviar lembretes automáticos sobre consultas médicas agendadas e exames pendentes. Além disso, também ofereceu informações sobre os tratamentos disponíveis na clínica e esclareceu dúvidas sobre procedimentos médicos. Com isso, a Dr Consulta conseguiu diminuir em 20% o número de pacientes que faltaram às consultas agendadas.

Zap Contábil – apoio para implementar e utilizar corretamente o chatbot em seu atendimento

A Zap Contábil é uma empresa que oferece soluções específicas para quem utiliza o Whatsapp como meio de atendimento ao cliente. Com nossas soluções você conseguirá um Gerenciador de Whatsapp para empresas eficaz e completo.

As nossas empresas clientes contam com apenas um números e mesmo assim pode ter vários atendentes ao mesmo tempo, uma facilidade maior para garantir que o seu whatsapp seja uma ferramenta completa e mais eficaz no atendimento.

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