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Como fazer a automação do WhatsApp? Confira!

Aprenda a fazer a automação do WhatsApp na sua empresa.

Neste artigo, você aprenderá como realizar a automação do WhatsApp de forma prática. 

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas têm buscado se adaptar e se reinventar para oferecer um melhor serviço aos clientes. Com isso, elas passaram a utilizar processos de automação no atendimento, utilizando ferramentas como o WhatsApp, que serve tanto para fazer o marketing digital, quanto para tornar as estratégias muito mais eficazes. 

A automação do atendimento através do WhatsApp em uma empresa pode se tornar algo muito valioso, pois otimiza o tempo de trabalho da equipe de colaboradores, além de reduzir o processamento de demandas, permitindo o foco em outros afazeres. 

Essa ferramenta é muito utilizada também para buscar informações, procurar suporte técnico ou efetuar compra de produtos ou serviços. Dessa forma, a automação de marketing tem se mostrado algo essencial para dar maior qualidade e rapidez no dia a dia da empresa e manter o consumidor ativo.

Portanto, se você é um empreendedor e pensa em automatizar os processos de sua empresa e não sabe como, este artigo é para você! 

Você entenderá melhor como automatizar o atendimento ao cliente por meio do WhatsApp, quais são as principais ferramentas para isso e como fazê-lo.

Vamos conferir?

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Como funciona a automação através do WhatsApp?

A automação de WhatsApp pode ser feita por plataformas que tenham integração com o aplicativo, bem como o próprio sistema da marca. 

Com esse recurso integrado ao WhatsApp, é possível definir gatilhos e gerar uma resposta automática para cada cliente, de acordo com as necessidades de cada um. Pode-se, inclusive, gerar uma espécie de menu de opções iniciais.

Dessa forma, a automação concilia um bom atendimento ao cliente e ajuda a reduzir o fluxo de mensagens mandadas para a empresa. 

Quais as principais vantagens da automação de WhatsApp? 

Fazer a automação de processos de marketing é uma ótima estratégia para que o fluxo de trabalho de sua equipe apresente melhoras. Dessa forma, ela ganha mais  tempo para se dedicar a outras tarefas. Afinal, quando se fala em planejamento e produtividade, o tempo é algo valioso. Por isso, a automação de atendimento através do WhatsApp é algo a ser considerado em sua empresa. 

Listamos, a seguir, 3 principais vantagens para você investir na automação do atendimento via WhatsApp. Confira:

  1. Autoatendimento rápido: com a criação de mensagens de forma automática, bem como menus iniciais com várias opções, o sistema permite a resolução de pequenos problemas ou sanar algumas dúvidas dos clientes com rapidez e eficiência. 
  2. Obtenção de leads para a sua empresa: ao realizar um contato inicial através da automação de mensagens, você pode adquirir algumas informações necessárias para formar um lead. Com isso, você pode manter contato com o cliente e saber qual o perfil consumidor dele, o que é relevante para o fluxo de suas vendas.
  3. Integração com outros sistemas: com a obtenção de leads, é possível aproveitá-las e integrá-las a outros sistemas, o que torna possível a transferência de informações para a realização de contato com o cliente para um banco de dados. Com isso, é possível analisar quais as dúvidas mais frequentes, por exemplo. 

Vale ressaltar que há mais de uma maneira de planejar e realizar a automação para WhatsApp. Você pode, por exemplo, utilizar o WhatsApp Business (conta para negócios), onde é possível definir mensagens de saudação e de ausência no próprio aplicativo. 

Além disso, há também a possibilidade de utilizar uma versão paga do aplicativo, em que você encontra funções para enviar mensagens em massa, criar chatbots e até mesmo criar e personalizar respostas automáticas simples.

Como fazer a automação do WhatsApp?

Para fazer a automação do WhatsApp, existem alguns passos que devem ser seguidos. Veja a seguir:

1 – Baixe o WhatsApp Business

A primeira coisa a ser feita é baixar o aplicativo do WhatsApp. Este aplicativo conta com pelo menos duas versões: a comum (WhatsApp) e a versão para negócios (WhatsApp Business). Para baixar, basta ir às principais lojas de aplicativos, como a Play Store ou App Store

Para negócios, é recomendado que se utilize a versão WhatsApp Business, pois ela conta com algumas ferramentas que não são encontradas na versão comum do aplicativo. 

2- Configure o WhatsApp Business

Depois de baixar o aplicativo, é necessário que você configure a ferramenta. É nessa etapa que você vai adicionar todas as informações necessárias visando criar o perfil comercial do seu negócio no aplicativo. 

Por isso, é recomendável que você insira alguns dados, como o nome da empresa, endereço, o setor de atuação, o site e escreva uma mensagem de destaque. Além disso, você também pode definir os horários de atendimento nessa etapa.

3 – Defina uma mensagem de saudação e ausência

Após realizar o cadastro de sua empresa no WhatsApp Business, você pode configurar algumas ferramentas comerciais, como, por exemplo, a definição de uma mensagem de saudação. Ela será ativada todas as vezes em que um cliente entrar em contato através de uma mensagem.

Você poderá, também, definir as mensagens de ausência que serão ativadas automaticamente sempre que o cliente tentar contato em algum horário em que a sua empresa esteja fora do seu horário de funcionamento — tudo isso pode ser definido nas configurações do aplicativo.

4 – Personalize e envie respostas automáticas em massa

Caso você queira optar pela integração do seu WhatsApp Business, a outra ferramenta específica para realizar a automação de marketing, é possível enviar mensagens em massa. Estas mensagens podem ser acompanhadas de alguns recursos especiais, como cupons de desconto para clientes inativos ou mensagens de atualizações. 

Algumas plataformas contêm uma espécie de algoritmo que permite a configuração para criar respostas automáticas que serão enviadas de acordo com certas palavras ou combinações de palavras mencionadas na conversa. 

Vale lembrar que para evitar transtornos ou dúvidas durante o processo de automação via WhatsApp em sua empresa, é aconselhável que você conte com o apoio de especialistas. 

Conte com o apoio especializado da Zap Contábil para ajudar a agilizar o atendimento em sua empresa.

Nós, da Zap Contábil, sabemos que administrar uma empresa não é tarefa fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar a tomar as melhores decisões visando agilizar e dinamizar o atendimento de sua empresa através da ferramenta WhatsApp. 

Muitos utilizam esse aplicativo como um meio de comunicação entre amigos e familiares, mas podemos te mostrar que é possível também utilizar o WhatsApp para oferecer um atendimento de qualidade e melhorar os resultados de sua empresa.

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